Servir a Deus é para os fortes!
Servir a Deus é para os fortes !

Deus te ama!.



SEJA BEM-VINDO!
O que é ser adorador? O que é ser cristão? Pra que servir a Deus? O que é um evangélico? O que significa ser pentecostal? O que muda na vida de uma pessoa indo à igreja? Como ensinar à uma criança a palavra de Deus? Como servir a Deus na adolescência? Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas. Cristãos e não cristãos, evangélicos e não evangélicos vivem cheios de dúvidas a respeito de todo
tipo de coisa relacionada a obra de Deus. E é sobre todo esse tipo de coisa que eu, Andressa Isabel, venho falar.

Menu.



Sobre mim.


Nome :Andressa Isabel Nascimento.
Idade : 17 anos.
Aniversário: : 22 de outubro.
Relacionamento: : Namorando.
Facebook: : Aqui.
Outro site: : Arrique-se
Religião : Evangélica pentecostal.
Igreja : Metodista Wesleyana do bairro Morin - Petrópolis, RJ - Brasil.
Objetivo do meu blog: : Ajudar cristãos e não cristãos a entenderem e executarem a prática da religião evangélica.
Batismo nas águas: : 07 de março de 2010.






Créditos da decoração.

Template Skin by : Syuhada
Edição by : Andressa Isabel
Imagem by : WeHeartIt

Como ensinar sobre a história de Moisés à crianças?




"Ensina a criança no caminho que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele." Provérbios 22.6


Para ensinarmos às crianças a palavra de Deus precisamos INOVAR, INVENTAR, CRIAR, fazer coisas NOVAS para que as crianças gostem e, futuramente, não desanimem de ir à casa de Deus. Se você dá aula para crianças na Escola Bíblica Dominical de sua igreja ou em algum outro lugar do tipo, vou lhe ajudar com ideias. Pra começar, fiz uma aula sobre a HISTÓRIA DE MOISÉS. História fácil,que todos conhecemos e que ensinamos às pessoas quando ainda são crianças. Esta história está em Êxodo 1, 2 e 3.

A ideia da aula é mostrar para as crianças que Deus nos protege, nos guia sempre, mesmo quando nem se quer pensamos que ele está na direção. E claro, é preciso falar que Deus tem um plano para nós assim como teve para Moisés.
1ª etapa: Comece a aula com uma música sobre Moisés. Se você quiser, cante para as crianças envolvendo-as, se não, coloque em um rádio, celular ou seja lá qual for o meio possível. Ensine o refrão para que as crianças possam cantar com você. Isso vai incentivá-las a querer ouvir e ver mais do que você tenha a trazer da palavra de Deus pra elas. Sugiro a música: LÁ VAI MOISÉS - JAYANE (filha da cantora Cassiane).
2ª etapa: Diga às crianças que a música conta a história de Moisés. Diga quem ele foi e, resumidamente, o que fez. Fale que ele fez muitas coisas pra Deus, que obedeceu e, pergunte se elas querem ouvir a história dele toda. Se disserem que sim, CONTE. Se alguém disser que não, diga que, quando você começar a contar, logo ela irá querer ouvir.
3ª etapa: Conte a história para as crianças POR PARTE. Não saia contando tudo sem nem dar algumas pausas porque isso dá sono nas crianças e, logo logo elas vão estar dispersas para a sua história. Não se esqueça de levar imagens sequenciais para mostrar às crianças no decorrer da história. Isso vai deixá-las mais envolvidas e curiosas. As imagens podem ser levadas em um notebook ou impressas para que elas possam tocar. Você pode desenhar Moisés quando era bebê, Moisés no rio, Moisés sendo encontrado pela filha de Faraó, a mãe de Moisés, ou então, procure imagens na internet, elas ficarão ótimas coladas em cartolina ou em papel cartão. Depois, desenhe Moisés adulto, Deus falando com Moisés. Não esqueça de colocar as imagens em sequência para não se perder.

A HISTÓRIA:
"O Faraó (mesma coisa que rei)  que governava o Egito estava com  medo de que o povo de Israel se tornasse um povo muito forte, porque já estava se tornando um povo muito grande. Então, começou a tratar as pessoa daquele povo como escravos. Um escravo trabalha sem receber nada e sofre tanto! Imagine se você tivesse que trabalhar como escravo. Seria terrível, não é mesmo? O povo de Israel continuou aumentando e aí, Faraó resolveu tomar medidas maiores e mais trágicas. Ordenou que todos os bebês que naquele povo nascesse, morresse. E o que parecia diante dessa situação toda? Que Deus havia esquecido do seu povo ali, Israel. Mas não era bem isso. Nesse mesmo momento, nasceu um bebê. A mãe desse bebê o escondeu por 3 meses para que não fosse morto. Depois disto, colocou o bebê numa cestinha e pôs a cestinha num rio. O cestinho foi navegando pelo rio bem devagar... Imaginem que triste foi para aquela mãe ter que se separar de seu filho colocando-o num rio. Então, a mãe do bebê pediu para que Miriã, sua filha,vigiasse para onde iria o cestinho. Mas, naquele mesmo dia, a princesa do Egito, filha de Faraó, achou o cestinho com o bebê. E vocês acham que ela resolveu, então, levar o bebê para ser morto? Não! Ela achou o bebê tão lindo que quis ficar com ele. E, como Miriã estava seguindo o cestinho, viu que a filha de Faraó ficaria com o bebê e foi perguntá-la se queria uma babá para ele. E adivinhem, agora, quem Miriã chamou para cuidar do bebê? Claro, sua mãe. A princesa disse: "Leve esse bebê para sua casa, cuide e crie dele para mim e eu lhe pagarei por isto." A mãe do bebê pode cuidar de seu filho em sua própria casa sem correr nenhum perigo.
Quando aquele menino ficou maior, a mãe o levou de  volta à princesa, que o chamou de Moisés (significa TIRADO DAS ÁGUAS). Moisés cresceu, teve tudo do bom e do melhor, estudou, casou e não morava mais no palácio de Faraó, cuidava do rebanho de seu sogro. Um dia, Moisés levou o rebanho para pastar em um monte chamado Horebe. Lá, apareceu um anjo de Deus à Moisés em uma chama de fogo, no meio da sarsa (um arbusto pequeno). E olhem só,o arbusto estava com fogo mas não queimava. E claro, Moisés ficou intrigado com isso. Foi então que ouviu uma voz: "Moisés, Moisés" (diga essa parte com bastante entonação na voz). Sabe quem o chamava? Deus! Deus disse a Moisés que o seu povo, Israel, estava clamando por estarem sofrendo muito no Egito e que resolveu tirá-los de lá e levá-los a uma terra muito boa. Deus escolheu Moisés como líder para os livrar da escravidão e mandou, então, que Moisés fosse falar com faraó. Ele ficou muito assustado, afinal, faraó é um homem muito poderoso, e como ele poderia fazer isso? Mas Deus mostrou a Moisés o plano dele para tirar seu povo do Egito e ele obedeceu."

4ª etapa: Explique às crianças sobre a obediência de Moisés e sobre como Deus o guardou. Pergunte se elas tem alguma duvida. Depois disso, pegue uma folha e escreva seu nome com tinta e pincel, ou com uma caneta que manche. Pegue uma esponja, molhe e passe sobre o seu nome de forma que borre. Diga às crianças que seu nome representa você e que a esponja são coisas ruins que vem contra você (enfermidade, dor, tristeza) e que, quando as coisas ruins vieram contra você, te atingiram. Então, pegue outra folha e, novamente, escreva seu nome mas, desta vez, passe durex transparente em cima do seu nome (durex grosso). Pegue novamente a esponja e passe sobre o nome. Não irá borrar. Diga às crianças que, dessa vez, você estava protegido e que o nome dessa proteção é Deus. Diga, também, que quando ele está contigo, te protegendo, todo mal, toda tristeza, toda coisa ruim, pode até vir contra você, mas não consegue te atingir, te abalar.
5ª etapa: Que tal uma atividade para finalizar? Pode ser de pintura, como esta:
[moises.jpg]
Ou uma atividade como esta (depende da idade das crianças):


Espero ter ajudado! Precisamos ensinar às crianças a palavra de Deus com zelo, para que, futuramente, elas venham ser fortes o suficiente para não desobedecer e nem desistir de Deus.

Marcadores:




PRÓXIMA PÁGINA | PÁGINA ANTERIOR